quinta-feira, 12 de março de 2020

COROA DE SONETOS II OS DEZ MANDAMENTOS






 OS DEZ MANDAMENTOS


COROA
DE
  SONETOS II


      Resultado de imagem para oS DEZ MANDAMENTOS    

    
Pedro F. Alves

5
1
E
S
3
2
A
F
P
  
    
  


 Os Dez Mandamentos

 – Soneto básico

                            Êxodo 20

         Filho, Eu Sou Deus, de paz e amor,
            eis a Lei, pra ti, teus pais e porvir:
() – Não terás outros deuses, pra servir,
() – nem farás fantasias pra louvor;

() – não jurar pelo Meu nome, em vão,
() – lembrar-te dos meus sábados, da Lei,
() – honrar o pai e a mãe  que te dei,
() – não matar, nem ferir, o teu irmão;

() – não propor adultério, a ninguém,
() – não furtar, nem um pão, para comer,
() – não mentir, quando for testemunhar,

(10º) – nem ceder à cobiça, por vintém!
            Pela minha Lei deves te reger,
               pois, com ela, Eu irei te julgar.


  


5
1
E
S
5
2
A
F
P





01 – Eu Sou…

 Filho, Eu Sou Deus, de paz e amor,
só a Mim prestarás adoração,
impus ao Faraó a minha mão,
até que escutasse teu clamor!

No deserto, hei de florir a vida,
enxugarei os prantos do Meu povo
e ouvirei seus pleitos de renovo,
a caminho da Terra Prometida!

A viagem trará aprendizado,
até o povo, por fim, entender
a divina mensagem pra seguir

no caminho que tenho ensinado!
Moisés, todos irão compreender,
eis a Lei, pra ti, teus pais e porvir!









5
1
E
S
6
2
A
F
P





02 – A Lei


– Eis a Lei, pra ti, teus pais e porvir,
ela é santa, é justa e boa,
é a Minha luz contra a garoa
e dela ninguém pode prescindir!

Sequer um til, a ela, adirás,
se alguém ousar, Eu o execrarei,
a Lei é Minha, fui Eu quem a criei
e, portanto, não Me afrontarás!

Nenhum dos mandamentos passará,
todos têm competência divinal,
pelos séculos hão de existir

e seu brilho não se apagará!
O princípio da Lei é eternal:
(Não terás outros deuses, pra servir!







5
1
E
S
6
2
A
F
P





03 – Outros deuses


() – Não terás outros deuses, pra servir,
Eu Sou teu Deus e único Senhor,
Eu Sou teu Criador, mantenedor
e antídoto para te remir.

Ao buscar-Me, tu Me encontrarás,
à promessa que fiz a Abraão,
Sou fiel! Geração por geração,
te guardarei, aonde quer que vás.

Se Sou por ti, nos mínimos detalhes,
e presente em tudo que tu fazes,
amarás a bonecos sem valor,

ofendendo-Me com os teus retalhes?!
Se me amas, não amas a cartazes
(2º) nem farás fantasias pra louvor.







5
1
E
S
6
2
A
F
P





04 – Imagens


(2º– Não farás fantasias pra louvor…
artefatos inúteis e imagens,
peças sem valor, ídolos, bobagens,
nada são, no altar do teu Senhor!

Eu Sou teu Deus zeloso e fiel
que adentro aos lares da maldade
onde há os que dei longevidade
e que agem de modo infiel!

Ninguém pode servir a dois senhores,
a prudência requer sinceridade,
atributo vital à relação.          

Este ato confirma teus penhores
e demonstra a tua lealdade:
(3ºnão jurar pelo Meu nome, em vão.







5
1
U
O
6
0
A
F
P





05 – Meu nome


(3º– Não jurar pelo Meu nome, em vão,
é sensato e tem sabedoria,
além do mais, Eu não esqueceria
a perjura, nem a ingratidão.

Seja tua palavra, não ou sim,
não envolvas o nome de ninguém,
cada um faça uso do que tem
e evite cair antes do fim.

Não desprezes os Meus ensinamentos,
Eu Sou o teu alento principal,
fica atento à Lei que te dei!

Estatutos são leis, são mandamentos,
e o quarto tem fim especial:
(lembrar-te dos meus Sábados, da Lei.







5
1
U
O
6
0
A
F
P





06 – Sábado


() – Lembrar-te dos Meus Sábados, da Lei,
e tê-los como diz o mandamento,
enaltece o teu devotamento
e atesta crês que Eu Sou teu Rei.

Em seis dias provi o Universo,
o trabalho é obra que bendiz
e a pausa, após tudo que fiz,
é um fato real incontroverso.

Minha Lei tem origens divinais
e requer diligência na ação,
Eu a fiz, consciente do que sei!

Eis alguns dos preceitos perenais:
guardar Sábados, não jurar em vão,
(honrar o pai e a mãe que te dei.







5
1
U
O
6
0
A
F
P





07 – Pai e mãe


() – Honrar o pai e a mãe, que te dei
representa amor, obediência
e sublima a tua convivência
onde quer que exponhas minha Lei!

Glorifica o Eu Sou, que te gerou,
- que te ama e que te enaltece,
auxilia, ampara, favorece -
e que antes que tu fosses te amou!

Agradece aos pais, que te criaram,
o zeloso carinho permanente,
a saudável e justa instrução,

inclusive, por que te ensinaram
o sagrado princípio diligente:
(não matar, nem ferir, o teu irmão.







5
1
U
O
7
0
A
F
P





08 – Não matar


() – Não matar, nem ferir, o teu irmão!
A Mim, e só a Mim, cabe a vida,
a ninguém essa graça é devida,
a não ser ao Autor da Criação!

Todo corpo é templo consagrado
à morada do Santo Instrutor,
trata-o com desvelo e amor
e resguarda-o contra o pecado.

Eu permito, porém, não referendo
a nenhuma ação inconseqüente,
violência não rima com o bem!

Está na minha Lei, e recomendo,
é melhor não matar e, igualmente,
(não propor adultério, a ninguém.







5
1
U
O
7
0
A
F
P





09 – Não adulterar


() – Não propor adultério, a ninguém,
diz a Lei em seu sétimo preceito,
o divino estatuto é perfeito
e jamais se conforma com desdém.

O amor é fiel por convicção
e não sente prazer na rebeldia,
é magnânimo e não repudia,
ao contrário, se firma no perdão.

O humilde exerce crença séria
e, embora traído, se contém,
convencido de que irei prover,

até mesmo exposto à miséria,
injustiça e dor, acha por bem
(não furtar, nem um pão, para comer.







5
1
U
O
7
0
A
F
P





10 – Não furtar


() – Não furtar, nem um pão, para comer,
se espera de todo o que sega,
e aquele que não for fiel, nega
a Lei e tudo que Me viu fazer.

Ser correto requer honestidade
e conduz aos caminhos do amor,
quem Me serve é justo, onde for,
e jamais agirá sem lealdade.

O dever se impõe à preferência
e define a meta ideal,
cada um terá contas a prestar,

e a Lei da Divina Providência
assegura que é primordial
(não mentir, quando for testemunhar.







5
1
U
O
8
0
A
F
P





11 – Falso testemunho


(Não mentir, quando for testemunhar,
favorece, em todos os sentidos,
à justiça, aos entes envolvidos,
e ao réu, de maneira singular!

A mentira destrói a confiança
e provoca desgraças sem limites,
inda mesmo que tu não acredites,
a verdade suscita esperança!

Até pode doer, mas é melhor,
nada se impõe sobre a verdade,
ela nunca fará mal a ninguém!

Pra fugir do que julgas ser pior
não farás nenhum pacto pra mentir,
(10ºnem ceder à cobiça, por vintém.







5
1
U
O
8
0
A
F
P





12 – Cobiça


(10ºNão ceder à cobiça, por vintém,
regra sine qua non perecerás,
cobiçar desvirtua e jamais
poderá trazer louros a ninguém!

Te contentes com o teu galardão,
tens, em mãos, sempre mais do que careces
e, a rigor, bem mais do que mereces!
É sensata a tua aflição?

Não te basta o pão de cada dia,
avareza de que vai te servir
se, por certo, em breve vais morrer?!

Se pretendes viver em harmonia,
e contar com as glórias do porvir,
pela minha Lei deves te reger.







5
1
U
O
8
0
A
F
P





13 – O padrão


Pela minha Lei deves te reger,
prestarás contas no Meu Tribunal,
e perante a corte divinal,
do que faças ou deixes de fazer.        

Paz, amor, sensatez e injustiça,
ódio, ira, maldade e rancor;
imprudência, afrontas e terror,
gratidão, lealdade e justiça…

a balança da Lei, com seus penhores,
estará ponderando os teus dons
e mostrando o que tens a pagar.

Sejas justo - com os teus servidores -
e fiel à Lei - sejam maus ou bons -
pois, com ela, Eu irei te julgar.







5
1
U
O
8
0
A
F
P





14 – Julgamento
    
Pois, com ela, Eu irei te julgar,
nada há de ficar sem o penhor,
julgamento, sentença e valor
que o seu responsável vai pagar.

As bênçãos e os ônus que tiveres
estarão todos em frente a cruz;
então, ante as chagas de Jesus,
te defendas da forma que quiseres!

Moisés feriu a Rocha, que Eu Sou,
e por isso só viu a Canaã,
mas, Eu o revesti de esplendor…

O que dei a Moisés, também, te dou…
hoje a ti, a outros, amanhã…
Filho, Eu Sou Deus, de paz e amor…

Fim.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Trindade IV

  –  Deus é um substantivo concreto cujo universo de adjetivos qualificativos existente é insuficiente para definí-Lo. Criador, eterno, infi...