quinta-feira, 10 de novembro de 2022

T R I N D A D E - I


 Êxodo 3 ACF

14 E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.
15 E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração.

Deus, embora imensurável, é, para cada um de nós, do tamanho do conhecimento que temos dEle.

Não se pode admitir a ideia de TRINDADE sem que se esteja convencido de que Deus é, eternamente, o EU SOU em quem tudo está contido, em essência. Onisciência, onipotência e onipresença, embora importantíssimas, são apenas atributos do EU SOU.
Deus é o TODO, completo em SI mesmo, plenamente.

Partindo da premissa de que Deus é o TODO, usando o atributo da onipotência, Ele pode autorrevelar-Se, plenamente, tornando-Se: três, cem, mil... absolutamente iguais e fazer-Se presente, ao mesmo tempo, em três, cem, mil... lugares diferentes e permanecendo como o único EU SOU. Inclusive, cada uma das Suas plenas autorevelações, onde estiverem, podem simultaneamente atuar fazendo algo diferente das demais: uma como Jesus, outra o Espírito Santo, outras: profetas, apóstolos, médicos, bombeiros... pois os atributos da onipotência e da onipresença Lhe permitem fazer "n" coisas, em "n" lugares, num só instante.

Note-se que, nesta simplória explicação, não usamos nada que não esteja contido na Bíblia Sagrada, apenas ordenamos os elementos já conhecidos e desenvolvemos um raciocínio lógico.

Simples assim, sem as costumeiras evasivas que só fazem complicar o nosso entendimento.

PFA/05.11.2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Trindade IV

  –  Deus é um substantivo concreto cujo universo de adjetivos qualificativos existente é insuficiente para definí-Lo. Criador, eterno, infi...