quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Trindade II


Um é um e dois é dois,
assim como três é três,
mas, pra Divinal Trindade,
se equivalem: um, dois, três...

 João 30: 10 ACF Eu e o Pai somos um.

Efésios 4:
Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.

 Mateus 28:19 ACF “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;” 

 Êxodo 3 ACF
14 E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.
15 E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração.

Deus, por ser onipotente, pode auto revelar-Se, plenamente, tornando-Se: três, cem, mil... EU SOU e,  graças à Sua ubiquidade, fazer-Se presente, como o EU SOU, em três, cem, mil... lugares diferentes, 
ao mesmo tempo.

Sem leviandade, nem achismo, a lógica nos permite conjecturar que Deus, conhecendo as nossas limitações e as dificuldades que teríamos para entender os mistérios da onipotência e da onipresença, didaticamente, autodenominou-Se de Trindade (composta pelo Pai, Filho e Espírito Santo). Um que fez-Se três mas que, em essência, continua sendo um.

Para explicar melhor, podemos valer-nos duma figuração muito fácil de ser compreendida. 
Imaginemos uma sala triangular, com as três paredes espelhadas. Se eu me puser frente a um dos espelhos terei a minha imagem refletida nos outros dois espelhos, mas, efetivamente, não me tornarei três pessoas, cada gesto que eu esboçar será igualmente refletido pelas duas imagens, porquanto, elas não têm independência, nem vida própria. Mas, se Deus se colocar em meu lugar, graças à Sua onipotência, cada uma das Suas imagens estará dotada de todos os atributos que Lhe são peculiares: eternidade, onipotência, onisciência, onipresença... contudo, o mais importante é que Deus não precisa de espelhos para refletirem a Sua imagem, Ele é o seu próprio refletor, manifestando o EU SOU infinito e eterno.

Sou apologista do conhecimento progressivo, estou sempre de coração e mente abertos para novos entendimentos.

Seu comentário será muito bem vindo. 

Fraternalmente

PFA/06.11.2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Trindade IV

  –  Deus é um substantivo concreto cujo universo de adjetivos qualificativos existente é insuficiente para definí-Lo. Criador, eterno, infi...