quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Trindade III



Gênese 1:

1 ACF - No princípio, criou deus os céus e a terra.

26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança... 

"Façamos": Trindade, plural majestático ou pronome de humildade?
Deus, na Sua magnificência, está sempre Se mostrando como exemplo a ser seguido.

João 13
12 Depois que lhes lavou os pés, e tomou os seus vestidos, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito?
15 Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.

- Apocalipse 1:
17 E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último;
18 E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.

Deus, Se nos apresenta, biblicamente, como TRI: Pai, Filho e Espírito Santo, a Trindade. É claro que não podemos radicalizar esta literalidade e afirmar que trata-se de três EU SOU, porém de três manifestações dEle, fato que pode acontecer aos milhares...
Jesus, Filho Unigênito, Redentor... Espírito Santo, Consolador... são apenas um tipo de pseudônimo com o propósito de personalizar as ações divinas visando facilitar o nosso entendimento.

Sabemos que o atributo da onipresença permite que o EU SOU esteja, ao mesmo tempo, em "n" lugares, mantendo-Se, absolutamente, como o Ser único, imutável e concreto que o é.

As referências a Deus Pai, Filho, Espírito Santo, Criador, Mantenedor, Redentor, Salvador... Uno, Bi, Tri, Tetra, Penta... na verdade são dirigidas ao EU SOU, único, absoluto, imutável, eterno.

Êxodo 3: 
13 Moisés perguntou: "Quando eu chegar diante dos israelitas e lhes disser: O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês, e eles me perguntarem: 'Qual é o nome dele?' Que lhes direi?"
14 Disse Deus a Moisés: "Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês".

A onipresença não descaracteriza o atributo da exclusividade divinal, muito pelo contrário, ratificaEm qualquer lugar onde esteja uma manifestação divina, independentemente do nome que lhe for atribuído, lá está o EU SOU.

PFA/09.11.2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Trindade IV

  –  Deus é um substantivo concreto cujo universo de adjetivos qualificativos existente é insuficiente para definí-Lo. Criador, eterno, infi...